domingo, 28 de março de 2010

Você sabe o que é a Páscoa?


Funny Easter Comments

~Magickal Graphics~

Gente! Esqueci de tirar foto ontem! Foi mal! Mas vou tentar postar nessa semana umas fotos bonitinhas das caixas e espelhos que tenho feito. Aos que pediram pra ensinar na Wicca, peço perdões, mas é muuuuito difícil. Já é um inferno ensinar em aula, não vejo como fazer isso numa Wicca, que tem uma proposta mais popular. Aos que desejam aprender, sugiro fazerem o curso de Artefatos Mágicos. Aos que não puderem fazero curso, sugiro adquirirem o DVD do workshop, que já estará disponível nessa semana!

E nessa semana temos aula gratuita na quinta e feriadão no final de semana! Mas o que você sabe sobre a Páscoa? Provavelmente, o mesmo que eu, que aprendi lá na Igreja da Prata na minha Primeira Comunhão! Então, é hora de saber um pouquinho mais!
Pra quem quiser fazer a aula de Dança do Sol, ela rola na quinta-feira, de 15 às 18 horas (53,00 mensais, aulas quinzenais). Pra quem for na aula aberta de Introdução à Magia, ela acontece de 18:30 às 20:30, mas ligue antes porque as vagas são limitadas: 3872-4971. As duas aulas acontecem no Portal Violeta (Rua Pinto de Figueiredo, 67 - Saens Peña). Vou fazer o possível pra levar algumas poções, caixas e espelhos (que espero encantar nessa Lua maravilhosa que tá fazendo essa semana). A galera de São Paulo fica esperta para o Curso de Magia em quatro aulas independentes nos dias 10 e 11 de abril! Agora vou nessa e fico no aguardo dos comentários pra eu não achar que tô aqui falando sozinha!

Páscoa – O que tem a ver o coelho com o ovo?
Por Eddie Van Feu

Se você fez primeira comunhão como eu, ou cresceu num lar católico como a maioria dos brasileiros, deve saber que a Páscoa representa a ressurreição de Cristo. Mas ninguém nunca explicou muito bem o que o coelho e o ovo estavam fazendo nessa história. Se a gente der uma olhadinha no que rolava antes do Cristianismo, teremos uma surpresa!
A Wicca, religião pagã baseada em antigas culturas místicas como os celtas, celebra a Óstara ou Eostre em homenagem à Deusa Eostre no período da Páscoa. Daí veio o nome em inglês da Páscoa (Easter). A Óstara é celebrada no primeiro domingo depois da primeira Lua Cheia, depois do Mabon (na Roda Sul), que é o equinócio de Outono. Geralmente entre os dias 19 e 22 de Março. No Hemisfério Norte, ela é celebrada no Equinócio da Primavera.
Olha só eu na Irlanda!

A raiz da Wicca é a magia celta. A origem dos celtas ainda é tema de estudos. Ao que parece, tudo começou quando tribos indo-européias migraram do Vale do Danúbio para a Ásia ao Leste, para o Mar Mediterrâneo ao Sul, para a Escandinávia ao Norte e para as ilhas Celtas, ao Oeste. Eles espalharam sua cultura, seus conhecimentos e sua espiritualidade e isso explica porque encontramos semelhanças e analogias em religiões e culturas diversas como a hindu na Índia e a celta no Oeste europeu. Eis também mais uma razão para estudar tudo com a mente aberta. As raízes celtas são mais profundas e extensas do que imaginamos. Os celtas eram muito ligados à cultura nórdica e germânica (mais do que as mediterrâneas e ocidentais) e levaram seu conhecimento em suas várias migrações. Eles seguiram a corrente do Danúbio, indo para a Escócia, Inglaterra, País de Gales, Irlanda e a antiga Britânia (atual França). A ligação dos celtas com o Danúbio lhes rendeu o nome “filhos de Danu”. Em irlandês, “Tuatha De Dannan”.

Apesar de alguns wiccanos ortodoxos reclamarem muito da mistura feita pelos bruxos modernos, a cultura celta é, em si, uma grande colcha de retalhos, pois com as constantes invasões, os celtas receberam influências das mais diversas. Só a Irlanda, segundo a história mitológica, sofreu cinco invasões. Assim, wiccanos sempre estiveram envolvidos com cultos cristãos por causa da influência da família e do grupo social. Provavelmente, wiccanos sempre comemoraram a Páscoa e outras datas cristãs antes mesmo de saberem que essas mesmas datas nasceram das tradições pagãs. A Wicca é livre e seus seguidores podem manter sua antiga fé, adaptando-a ao aprendizado mágico que é o cerne da Wicca.

Mas e o coelho e os ovos?

A Deusa Eostre é a Deusa que celebramos na Óstara e sua história é muito bonita. Conta a lenda que ao ver um pássaro ferido na neve, ela foi tentar ajudá-lo e o transformou em uma lebre Só que a transformação não foi completa e a lebre continuou com a habilidade de pôr ovos. Como agradecimento, a Lebre levou um de seus ovos para a deusa, que ficou tão encantada com a originalidade do presente que decretou que, a partir de então, todas as crianças do mundo ganhariam ovos nesta época. Daí veio a representação do Coelho da Páscoa (que a maioria não diferencia de uma lebre) e do hábito de se dar ovos de presentes.

Antigamente, pintava-se runas e símbolos do seu desejo nos ovos, mas um sempre tinha que ser enterrado como um presente para a Mãe Terrra. Outra referência à Lebre que a Lebre da Páscoa era o animal sagrado da deusa teutónica da Primavera, Eostre, Deusa Lunar que dava fertilidade à terra e possuía cabeça de Lebre.

A Deusa Eostre era a Grande Deusa Mãe saxónica da Alvorada, da Luz Crescente da Primavera e do Renascimento da Vegetação e era também conhecida por outros nomes: Ostare, Eostur, Ostara, Eostra, Ostern, Aysos e Austron. Ela também está ligada à deusa grega Eros, grega, e à deusa romana Aurora. As duas são deusas do Amanhecer, e por isso festejamos um novo ciclo, um renascimento, na Ostara (na tradição cristã, a Ressurreição de Cristo). Eostre também estava relacionada à Ishtar e Astarte, deusas do amor na Babilônia, o que remete ao sentimento de amor, amizade, união e harmonia que deveriam ser praticadas nessa época (e no resto do ano, de preferência).



E a carne na Sexta-feira Santa?

À princípio, não há nada na tradição celta que eu conheça que impeça a ingestão de carne na Sexta-Feira Santa, mas como a Óstara comemora um renascimento, é comum se fazer um ritual de morte antes, geralmente na sexta-feira. Nesse ritual, nós morremos com nossos problemas, dores, tristezas e mágoas, entregando tudo isso para o Universo, para a Grande Mãe e o Grande Pai, e pedindo uma chance para recomeçar. É um ritual de muita concentração, muita auto-análise e, geralmente, muitas lágrimas. Mas quando ele termina, estamos prontos para renascer para a felicidade que a Divindade deseja para seus filhos. Em rituais como este, é normal que se evite comidas pesadas, como carne, pois o espírito precisa ficar mais sutil para se elevar aos planos superiores, aos nossos mestres e mentores.

6 comentários:

JustAnotherGr disse...

Olá Eddie! Bom dia!
Tudo bem?

Gostei muito do post. Para mim, a Páscoa nunca teve uma conotação muito religiosa, comíamos o que tivesse pela frente, fosse carne, peixe ou chocolate. Mas essa história de ovo e coelho eu sempre achei meio biruta e como na minha família ninguém nunca sabia de nada, eu só fiquei sabendo do real significado anos depois, quando comecei a estudar a Wicca.

Pena que tudo tenha se tornado tão comercial...

Mas neste ano vou sugerir, por aqui, que façamos o ritual na Sexta-feira e um outro no domingo, com os ovos pintados e muitos pedidos.

Um beijo, um uivo e bater de asas multi-coloridas.

Fui!

Lilly Rose disse...

Boa Tarde Querida Eddie !!!
Adorei este Post! Ele explica com coerência as Raízes, Simbologias e Tradições da Páscoa, reverenciadas pelo Catolicismo.

Já conhecia a relação dos Ovos como Símbolos de "Renascimento" dentro das Tradições ligadas à Antiga Religião.

Mas os detalhes desta Lenda da Deusa com a Lebre, só com teu Belo Texto tornaram-se mais claros p/ mim!!!

Então Querida Eddie, Feliz Páscoa P/Ti e aos Teus !!

E a Todos os demais Companheiros do "Mundo de Eddie" também!!!

C/Carinho e Aromas de Rosas...

Lilly Rose

lucas disse...

Buenas tardes Eddie!
Tudo bém?
post muito bom!Eu não sabia essa historia do ovo e do coelho,até porque,não tinha batido a curiosidade até agora.E eu adicionei o seu blog sem perguntar,fiz mal?Boa páscoa pra você!

Eddie disse...

Oi, Fernanda e Lilly! Feliz Páscoa pra vocês também e pra todos os lobos da Alcatéia e bruxos do Mundo de Eddie! E bem-vindo Lucas! Claro que podes adicionar! O Mundo de Eddie é livre!

Destaque disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Destaque disse...
Este comentário foi removido pelo autor.