
Quando escrevi Alcatéia, as pessoas que leram ficaram meio chocadas pela violência. Eu achei normal. Quando escrevi Uma Guerra de Luz e Sombras, as pessoas que leram, ficaram horrorizadas, mas não podiam esperar pelo próximo capítulo. A violência de Luz e Sombras é realmente pesada, então não me espantou. Mas a violência de Alcatéia... Eu achei tão normal! Quer dizer, eu fui criada vendo Escrava Isaura e Spartacus, então ver um garoto ser vítima de bullying era relativamente "light" (ao menos, ele não era crucificado de cabeça pra baixo).
Philippe não tem uma vida fácil. Mas, sinceramente, quem tem? Você aí? Alguma vez você já foi perseguido por gente que queria tirar vantagem? Ou por alguém que simplesmente não foi com a sua cara? Se você nunca esteve nesse papel "philippiano", você tem sorte! Se alguém está sofrendo por causa do Philippe, eu aviso que as coisas vão melhorar pra ele (antes de piorar de novo).
Pensando no Philippe, fiquei pensando também na violência que todo mundo sofre, mais cedo ou mais tarde. A violência contra nosso mestiço é física e verbal. Mas a maioria de nós sofre um tipo de violência mais perigosa. Philippe sabe muito bem quem são seus inimigos. Nós, nem sempre. Muita gente se disfarça de aliado, diz que é seu amigo e te manipula para que você seja controlado. O pior é que a pessoa que se acostuma a fazer isso faz com todo mundo. Pais, filhos, esposas, maridos, ninguém é poupado de um manipulador que fará qualquer coisa para ter o poder sobre os outros e suas vontades atendidas. Não permita isso, jamais, mesmo que a pessoa surte. Sim, esse tipo de pessoa perigosa tende a surtar quando seu jogo não funciona. Seu ego infla e ela se volta contra o outro, implacavelmente, agindo por todos os meios até ter sua vontade satisfeita ou ver o outro no chão.

Há pessoas assim em toda parte, em todo lugar e ainda estou aprendendo a reconhecê-las (sim, elas podem enganar até boas bruxas). Para se proteger de gente assim, procure tomar banhos e fazer conexões com seus mentores e guardiões. Eles procurarão te avisar quando as cobras estiverem se aproximando dos seus pés. Isso me inspirou a fazer um talismã especial para dar de brinde em Alcatéia nesse mês do Cachorro Louco. É uma medalha com a Cruz de São Bento, excelente para exorcismos e proteção contra tudo o que for negativo, seja invisível, seja visível. Afinal, espírito de porco é o que mais tem por aí, e todos muito vivos. Vivos demais, até...
Uma boa dica para se proteger de gente falsa, especialmente se frequentam sua casa com a cara mais lavada do mundo, é colocar um copo com água, sete pedras de sal grosso e um olho de boi atrás da porta de entrada. Outro bom protetor para casa é a garrafa da bruxa, uma garrafa preta cheia de pregos e coisas pontudas dentro. Ninguém deve ver o que tem dentro, e ela deve ficar num lugar bem alto da cozinha. Quanto às medalhas, encantei-as em ritual com caldeirão e cada uma seguirá com o livro para quem adquiri-lo neste mês. Então, se você está precisando reforçar a segurança contra traições e facadas nas costas ou simplesmente gosta de estar protegido, aproveite.
A música do Dia virou uma lista porque eu não resisti. A lista é uma homenagem ao lançamento da Magia Cigana, então, espero que goste!