terça-feira, 9 de junho de 2009

Amigos, encontros e partidas



Continuando minha maratona de postagem de fotos do Wiccanique, percebi como os sorrisos eram iluminados e como tudo era belo ali. Fiquei feliz de ter amigos como aqueles. Fiquei feliz de ter amigos como os que ainda tenho. Sim, ainda tenho, porque perdi muitos pelo caminho. E foram perdas bem dolorosas.

Aproveito pra informar que fiquei impressionada (porque ainda me impressiono com essas coisas?) com os boatos na Internet sobre a briga entre a Luciana e eu. Pois bem, vocês querem a verdade? Sim! Nós brigamos! Brigamos um monte de vezes! Já quase jogamos cadeira uma na outra! E já briguei com a Patrícia Balan também! A gente já se atracou de verdade uma meia dúzia de vezes, e nem teve ninguém pra separar (ainda bem, porque eu estava de toalha... Longa história, eu conto outro dia). Já briguei com o Ricky Nobre também! Nem lembro o motivo, mas já briguei! E já briguei com o Renato! Claro! Meu marido é meu melhor amigo, por que é que ele vai ter tratamento diferenciado?

Enfim, já briguei com todo mundo que eu amo. E, justamente por isso, por ter brigado, gritado, esperneado, somos amigos até hoje. A Lu sumiu por um tempo porque teve um filhinho e isso toma tempo. A Nancy ficou mais presente porque é também uma grande amiga (e já brigamos um monte de vezes também, mas dela eu tenho medo!). Acho que ainda não briguei com o Flávio, mas ele é muito calmo, é difícil brigar com gente calma. E ele é da polícia, prefiro não brigar com ele...

Quando a gente gosta de alguém, é normal ter diferenças de opinião e até ataques de estresse. Nada que um pedido de desculpas não resolva. De preferência, o mais rápido possível. Mas alguns amigos eu posso dizer que realmente perdi. Alguns sumiram sem dar notícia. Acho que eu não era a pessoa que eles esperavam que eu fosse, mas a verdade é que eu nunca soube de fato e nem tive chance de tentar ser a pessoa que eles queriam que eu fosse, pois acredite, eu faria esse esforço por algumas pessoas. Outras pessoas, eu abandonei.



A verdade é que conforme o tempo vai passando, vamos tendo uma perspectiva diferente de tudo. Começamos a ver as coisas em caráter de prioridade. Começamos a valorizar cada vez mais o tempo, já que o temos cada vez menos. É quando percebemos que algumas pessoas fazem escolhas muito equivocadas e não estão dispostas a mudar, nem por mim, nem por ninguém. Posso conviver com escolhas, mas não posso conviver com um comportamento errado. Eu seria conivente. Por isso, quando percebo certos comportamentos, tento uma conversa honesta. Não surtindo efeito, eu simplesmente "deixo o prédio". No final, cada um vai aprender a seu tempo, mas sei que meu tempo é muito disputado e prefiro usá-lo bem. Algumas pessoas simplesmente não merecem o seu tempo. Infelizmente, você gosta dessas pessoas e "deixar o prédio" pode ser uma decisão dolorosa.

Mas a vida continua! E outros amigos aparecem. Alguns antigos voltam. Outros novos surgem. Sempre há uma mão pra te levantar, ou pra dar o afago necessário quando o coração dói (partir dói tanto quanto ser deixado). E um dia, quem sabe, todos nos reencontramos sem véus, sem mentiras, sem intrigas, sem teatro, sem máscaras, e poderemos ver a verdade de tudo. Até lá, a gente valoriza os amigos que tem.


Às vezes eu fico pensando que ser meu amigo deve ser realmente tarefa pra super herói...

A seguir, deixo você com uma matéria para a Revista Sonhos em Sua Vida, que escrevi sobre o tema. Espero que possa ajudá-lo nesses momentos de escolhas difíceis!

4 comentários:

Patrícia Balan disse...

Quero deixar público meu rompimento com Eddie Van Feu e com qualquer um que clicar na foto que tiramos no Carnaval - Aquela em que ela está vestida de Mulher Airbag Maravilha e que eu estou vestida de Canário Obeso Negro.
Este rompimento permanecerá até o dia 21 de junho quando darei uma passada na casa dela e lhe darei a merecida porrada.
Depois vai ficar tudo bem.

Helder disse...

Fiquei emocionado com o texto.
As lágrimas rolaram dos meus olhos, caíram sobre o teclado e renderam um curto-circuito....Mas tudo bem!!! Para dar seguimento nos pensamentos da Eddie, seguem palavras do Kalil Gibran:

"Quando vos separais de vosso amigo, não vos aflijais.
Pois o que amais nele pode tornar-se mais claro na sua ausência, como para o alpinista a montanha aparece mais clara, vista da planicie.

E que não haja outra finalidade na amizade a não ser o amadurecimento de espirito.

O papel do amigo é encher vossa necessidade, não vosso vazio.
E na docura da amizade, que haja risos e o partilhar dos prazeres.
Pois no orvalho de pequenas coisas, o coração encontra sua manhã e sente-se refrescado."

Beijos!!!!

Helder.

Eddie disse...

Noooossaaaa! As palavras do Helder me emocionaram! Eu amo Gintan Kalil Gibran, é meu autor árabe favorito! Acredito na amizade como uma força poderosa e por isso deve fazer parte de qualquer grande empreendimento, como um casamento. Dar adeus é difícil, mas a gente pode ver melhor a montanha de longe. Às vezes, percebemos que foi tudo uma ilusão de ótica e que a montanha era só um montículo. Outras vezes, ficamos espantados... "Estive mesmo naquela montanha?" E lembramos da vista lá do alto. Beijos a todos os amigos!

Eddie disse...

Pati, apesar de eu já saber que vou levar uma porrada assim que a gente se encontrar - o que é perfeitamente normal na nossa relação - vejo essa foto como um lembrete: um dia terei dinheiro o bastante pra fazer uma diminuição nesse airbag e um dia nós duas termos dinheiro e tempo para um spa. Mas o que eu não vou querer mudar é nossos rostos! Foi neles que eu foquei! Nem ligo pro resto! Olha só o nosso olhar! Não é pra qualquer um, não, viu? E olhares como esse, não tem tratamento que dê! É que nem estilo. Ou você tem, ou passa a vida inteira procurando!