quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Comentando os Comentários sobre Manifesto ao Manifesto



Oi, gente!

Estive correndo por aqui, então só agora pude parar pra responder algumas dúvidas e comentar os comentários! Vou escolher alguns trechos, OK? Pra quem quiser ler na íntegra do que se trata e os comentários completos, é só clicar AQUI.

....................................................................................

“Achando muito interessante sobre isso, pedirei sua permissão para propagar seu post, e colocá-lo em meu blog também! Espero que não se importe, caso contrário, me escreva lá.”
Pedro Guardião

Pode espalhar aos quatro ventos, Pedro e todo mundo. O importante agora é esclarecer e propagar a informação.

....................................................................................

"Boa Noite ou Boa Madrugada, Querida Eddie !!!
Eis aí um tema que acompanho desde suas primeiras Wiccas e esta cobrança por vezes velada ou não, de tu incentivares com a mídia que dispoes a Iniciaciação em quem deseja abraçar a Antiga Religiãoé facto notório
Já de muito, perdoa-me, nem a chamo mais de Wicca, pois ela infelizemnte parece ter sido invadida pelos chamados Neo Pagãos. Alguns deles mais preocupados com suas indumentárias do que com o próprio conhecimento, estudo e prática da Magia....
Por isso sempre identifiquei-me com tua lnha de pensar... Se não nos sentimos preparados p/ uma Iniciação, não devemos fazê-la, ora pois, penso eu .....
E nada por isso nos impede de aprender mais, estudar r praticar esta tão Bela e Sábia Doutrina. Estudo e pratico a Antiga Religião há mais de 7 anos e mesmo assim nunca senti a Prioridade de iniciar-me. Iniciação não é Imposição, é Livre Arbítrio , por isso sempre te admirei e admiro-te sempre por esclarecer estas dúvidas a quem começa a estudar a Wicca.
Bejos Querida Eddie, e deixas a caravana com seus cães a ladrar e passarem, pois estes que vem pelas costas podem até dar-nos um pequeno comichão, mas não hão de modernos Jamais !!! Então, deixas que latam à vontade...."
Lilly Rose

Oi, Lilly Rose! Sim, eu mesma comecei a dizer que não sou Wicca e que não sigo a Wicca como religião porque não me identifico com esse pessoal xiita cheios de pedras nas mãos. Mas a verdade é que sou uma wiccana, só não sou fanática. Estudo e pratico ocultismo e magia há mais de vinte anos, e cada vez mais respeito menos essas pessoas que afirmam ter muito conhecimento e propriedade, mas não o demonstram em suas ações. Você tem razão. A caravana passa, e os cães ladram.

.....................................................................................

"Enquanto tu dá direito a resposta, essa gente não dá direito nem a pergunta. Assevero que Porto Alegre, após teus trabalhos, se tornará Porto Feliz, eufórico, soltando estrelinhas pelos olhos. Gostem eles ou não.
Embora tua grandeza e brilho ofusquem minha presença, estou nas tuas imediações e por cá permanecerei enquanto me for permitido. Se quisesse memorizar feitiços para fazer pirotecnia, então buscaria outra fonte, mas meus planos são outros.
Nesta longa estrada da vida, vou correndo e não posso parar, nem para ouvir brados de fanático, nem para retóricas embutidas de bruxos de coluna social. Eu conheço esses tipos, são iguais aos marxistas de boutique, que viajam de primeira classe com seus lap-tops de última geração, para protestar contra tudo isso que aí está, e perseguir quem não entra para sua turma. Mas só atacam pelas costas.
Vamos combinar, para quando desemperiquetar minha vida, participarei de uma iniciação sob tua guia assim que conseguir fazer a oportunidade. Eu não pretendia, mas agora faço questão."
Nanael Soubaim

É sempre um prazer indescritível ler o Português maravilhoso do amigo Nanael, que ainda não tive o prazer de conhecer pessoalmente. Saiba que se desejares a Iniciação, eu a farei com honra. Obrigada pelas palavras de apoio!

.....................................................................................

"Bom Eddie. Já perdi muito temto te defendendo desses infeizes... É só dar uma pesquisada no orkut, que meu nome está sempre por lá, tentando jogar na cabeça daqueles que difamam sem conhecer...
Agora, uso a estratégia mais eficaz: ignoro-os. E ponto."
Raphael Calmeto

Pois fazes muito bem, Raphael. Discutir pela Internet sempre me pareceu uma atividade tola, mas preciso entrar para o século XXI e entender que este mundo virtual é muitas vezes o único mundo de algumas pessoas. Por isso resolvi me pronunciar. Mas não desejo que vocês briguem, pois mesmo sendo um mundo virtual, ele propaga energia. Não é bom perder energia brigando com pessoas que estão cheias de ódio. A gente faz a nossa parte e pronto. Porém, a partir de agora, peço aos leitores que se sentirem aviltados, hostilizados ou agredidos nessas listas e na Internet que entrem em contato comigo. Ficar calado também não quer dizer que somos vítimas. Aqui todos terão voz.

.....................................................................................

"Infelizmente, nosso país esta cheio de associações desocupadas com membros mais desocupados ainda.
Os sacerdotes dessas associações então nem se fala...
Também já fui atacado por alguns membros dessas associações. O fato se deu pelo motivo de eu ser de uma linhagem tradicional de magia e mesmo assim não ver nada demais na auto-iniciação e muito menos achar que o trabalho da Eddie prejudique a arte em algum momento.
Muito pelo contrario, acredito sim no trabalho da Eddie, gosto sim da forma como ela expõe as opiniões dela, e sinceramente, os rituais apresentados por ela têm muito mais poder e efeito do que rituais de certas associações, e falo isso por já ter experimentado alguns rituais que recebi desses tais sacerdotes que não deram se quer resquícios do resultado que diziam que o ritual daria. Em contra parte já realizei feitiços que aprendi na revista Wicca e os resultados se apresentaram rápidos e satisfatórios.
A única verdade que existe por traz desses manifestos é o fato da Eddie ter apresentado as pessoas que desejam seguir a Arte, caminhos nos quais não precisam dessas associações.
Acho que isso afetou o bolso desses sacerdotes... Será???"
Gualter Peixoto

Oi, Gualter! Gente, eu cometi uma gafe! Eu disse que nenhuma pessoa encarnada me iniciou, mas o fato é que realmente ninguém encarnado me iniciou na Wicca. Fui iniciada na Congregação do Fogo Sagrado e nos Guardiões de Sangla, uma ordem templária, por pessoas maravilhosas e grandes sacerdotes. Minhas desculpas pelo mal entendido. A teoria de que o bolso desses sacerdotes foi afetado por mim é coerente, pois sei que toda a confusão começou quando comecei a passar ensinamentos em uma revista barata. A principal acusação lá nos primórdios da Revista Wicca era que eu estava disponibilizando ensinamentos poderosos para pessoas despreparadas, pois tinha-se que se fazer vários cursos e ser orientado por um sacerdote. Segundo Scott Cuninghan e vários outros autores, a Wicca não possui hierarquia. Então, porque temos que seguir alguém? Os feitiços que coloco na revista são passados pra mim pelas Vozes. Alguns são estudados em livros antigos, mas 90% deles são fruto da linha direta do meu Telefone Vermelho, como eu costumo chamar. Tenho uma profunda confiança nas Vozes e também pratico os rituais e instruções que elas me passam, sempre com excelentes resultados.

....................................................................................

Um monte de perguntas polêmicas
Por Heitor Silva

"Fico feliz por ter se manifestado, afinal já venho vendo esses ataques a sua pessoa a algum tempo. Meu intuito de ter vindo ate aqui não é para defender você ou as pessoas que lhe atacam, mais sim fazer uns breves comentários...

1 – porque utilizar o nome Wicca nas suas revistas/livros? [Wicca é uma religião “reiventada” digamos assim por G.Gardner - para ser seguida pelos membros iniciados pelo mesmo. Tanto que surgiu varias tradições wiccanas, mais todas com algum laço iniciatico vido direto de Gardner] obs.: se você oferece iniciação 1° que não é wiccana (pois você não tem nenhuma iniciação ou ligação com Gard. ) então não é wicca... pode ser chamado de Paganismo... 2° sendo sabido o que acabo de mencionar, porque não adotar outro nome pra Revista/livro. Ex.: deixar de ser Wicca e se chamar Stregha ou Hex ou Paganismo.... [já que o termo wicca causa tantos transtornos... ] 3° a tradição wiccana tem vários conceitos internos, corpo litúrgico, mitologia...etc... [se eu fosse evangélico, eu não gostaria de ser chamado de umbandista... e se eu fosse umbandista não gostaria de ser chamado de evangélico... o mesmo acontece na wicca, quem é wiccano “meeeeeeeeeeeeesmo” não quer que outros que não são, utilizando desse nome – dizer ser wiccano e não ser é mentira, e mentir é feio já dizia a mamãe...]"

Bom, Heitor, eu li vários livros na época em que comecei os estudos que discordavam que Gardner era o pai da Wicca. Outros autores escreveram exatamente a mesma coisa que ele, mas não ficaram conhecidos. Gardner também foi muito atacado na época por levar um conhecimento secreto a pessoas comuns... Irônico, não?
Também não concordo com você sobre a Wicca ser unicamente isso que você acabou de dizer. Seria muito limitado, você não acha? A Wicca, mais uma vez, segundo diversos autores e vários estudos, possui tantas vertentes, tantas correntes, tantas tradições diferenciadas que elas não poderiam ser contabilizadas. Sua liberdade leva a cada coven ser único, a cada bruxa ou bruxo ser único. Você quer MEEEEEESMO saber porque eu não troco o nome da revista? Porque eu acredito que a Wicca é isso!!! Acredito que a Wicca é a liberdade de escolha, é poder estudar e conhecer tudo, do islamismo ao hinduísmo, do catolicismo ao budismo, e todos os outros ismos que aparecerem. E acredito que nossa alma é ilimitada e viveu muitas vidas e por isso podemos nos identificar com um panteão ou com outro. Mas o conceito continua o mesmo. É uma religião de AMOR. Amamos a natureza, amamos os animais, amamos o planeta, amamos a Divindade, amamos a nós mesmos. A grande diferença é a troca do TEMOR para o AMOR. A partir do momento em que a Wicca passa a bradar palavras de ódio e intolerância, gritando ameaças aos que não seguirem os dogmas – não da religião – mas dos sacerdotes, numa religião que não devia nem ter hierarquia, aí a coisa ficou maluca! Eu não ia comprar essa briga. Mas mudei de idéia, porque a Wicca é uma religião realmente linda e está sendo corrompida por essas pessoas! Por isso, depois de longas conversas com seres de todas as dimensões possíveis, resolvi defender a Wicca e vou lutar para que sua beleza e liberdade sejam mantidas. Aos que acreditarem que a Wicca é um clube fechado, tudo bem. A Wicca, como religião, é tão livre, que até vocês têm direito de ter um espaço nela.


"2 – As pessoas hoje só querem um pé pra brigar e como já dizia o ditado “o que deixa a boca torta é o vicio do Cachimbo” Você poderia simplesmente pegar o caminho da humildade e mudar o nome da revista [continuar falando sobe o que fala...] você poderia ate pensar “Se eu mudar o nome da revista, será me rebaixar ou fazer o que eles querem... (note que seria um pensamento um tanto orgulhos...)” note que se não fosse Gardner e nosso publicitario Alexander você não estaria escrevendo sobre WICCA [vale rever]"

Olha, Heitor, sinceramente, você está me subestimando. Procuro o que ninguém procura, comecei lendo autores muito mais raros que Gardner e o doido do Crowley, e estaria fazendo exatamente a mesma coisa se não fossem eles. Quanto a mudar o nome da revista, eu até que poderia mudar. Nós também poderíamos fazer muitas outra concessões. Como na Segunda Guerra! “Vamos cadastrar os judeus. Agora, vamos enfileirá-los. Agora, vamos levá-los para um passeio de trem. Calma que nós sabemos o que estamos fazendo, é pro seu bem. Agora, vamos tomar banho!” O que você está me pedindo não é uma questão de humildade. É uma questão de abrir mão do que se acredita. É o mesmo que me dizer, “Puxa, Eddie, por que você não muda de religião?” Claro! Porque tem meia dúzia incomodada, por uma questão de humildade, eu deveria mudar de fé! Você tem realmente noção do que está me pedindo? Já imaginou como se sentiria se alguém pedisse o mesmo pra você? Então, não, eu não vou mudar o nome da revista porque tem gente que se incomoda. Eu acredito que a Wicca é a liberdade e a união de todas as fés de construção. E não vou mudar de crença porque um bando de equivocados está insatisfeito. Tem gente que merece estar insatisfeita e talvez seja uma questão de humildade delas mudarem de postura. Que tal você mudar de postura?

"3 – Reinvente, renove, mude... acho que isso é uma das leis do universo.. o mundo esta em constante mudanças. Porque você não faz um teste? Caso não de certo volte a escrever a wicca.
Por fim, é isso..."

Eu mudo o tempo todo. Nenhuma Wicca é igual a outra. Mas acho tão válido o seu conselho que vou dá-lo a você: Mude! Renove! Reinvente! Já pensou no que você pode estar perdendo preso aí no seu ponto de vista. Você parece ter certeza absoluta de estar totalmente certo e eu totalmente errada. Repense sua posição. Você pode se surpreender consigo mesmo, pois vejo aí potencial pra você ser muito mais se se livrar das amarras da limitação.

"Obs.: Não sou de ler suas revistas... já fui... mais só as primeiras 5 [depois achei que ficou forçado, repetitivo... também não sou Wiccano [mais conheço um pouco da wica ^^]
Pra ser franco, acho que a wicca não precisa ser defendida [e esse não é meu intuito postando isso aqui] a wicca se alto defende.
Achei interessante o que você escreveu, um amigo me passou o link e vim aqui conferir...
desculpa qualque frase que possa vir lhe ofender ou que pareça agressivo ao seu ver. Tudo de bom pra ti."

Se você não lê as revistas, que já têm sete anos, se só leu as primeiras, se nunca mais leu nada meu, não está em posição de um julgamento claro. Eu também não achava que a Wicca precisava ser defendida, mas como eu disse, mudei de idéia. Agora, vou defendê-la, sim, porque acho que ela MERECE ser defendida. Não se preocupe, não me ofendi. Poucas coisas me ofendem hoje em dia. Mas muitas ainda me espantam.

....................................................................................
Confuso...

"Eu gostei de sua resposta e até faz sentido, tendo em vista a pessoa que escreveu o "manifesto contra falsas iniciações", pessoa esta que mantém/preside uma associação que se preza em divulgar a auto-iniciação e cobra pelos eventos que essa associação realiza.
eu chamo isso de hipocrisia. ainda que eu não concorde com essa pessoa, seus acólitos e sua associação, de forma alguma concordarei com suas pretensões, pois asim como nas pretensões da autora do "manifesto" são incoerentes e induzem as pessoas a uma ilusão, um engano."
Beto

...
Hã?... Desculpe, faltou compreensão aqui, mas pelo que eu entendi, você não é contra, nem a favor, muito pelo contrário. Bem, é um país livre. Você é livre pra acreditar ou não e se expressar (ou não).


21 comentários:

Thiago Nobre disse...

Caramba Eddie van feu, você tem classe! Cada vez que você escreve minhas idéias se iluminam e você me da mais munição argumentativa contra esses sujeitos que tentam te atazanar ( e a todos nós também) . Fico indignado com a burrice e a ignorância 
Eu já conhecia Scott Cunnnigham e seu Guia essencial da Bruxa Solitária e percebi logo que você e ele falavam a mesma língua, e então li todas as revistas wicca que encontrei, realmente as estudei, copiei feitiços nos meus cadernos de anotação, fiz experiências. Me diverti muuito, e ainda me divirto.
Comecei a compreender que somos nós que aprisionamos a nós mesmos. De modo geral não temos suficiente maestria sobre nossos pensamentos então criamos essas correntes chamadas preconceitos, medos e orgulhos sem fundamento lógico.
Que felicidade é saber que você e essa galerinha da luz existem, vocês tornam o mundo melhor só pelo fato de estarem nele! Gente como você, e esse pessoal legal como o Pedro, a Lilly Rose, e o Nanael, sempre me lembram que tem gente muito do bem nesse mundo.
Ainda há um caminho tão longo, tanto a aprender, isso me deixa entusiasmado! Especialmente por saber que somos essa grande família de criaturas tão diferentemente iguais.

Gualter Peixoto disse...

Ei, Eddie!

Nossa fico honrado com o comentário!
Também acredito que a Wicca e também outras vertentes de magia são livres e que há espaço para todos, e acho sim que você deve defender não somente seu direito, mas o de todos nós que seguimos a mesma linha de pensamento. E com certeza estamos a seu lado nessa luta pra o que for preciso!
Ah, quanto ao assunto da tradição, não tem nada com o que ficar chocada, isso só demonstra o bom trabalho que você vem realizando e acredito que você mereça credito total por essa corrente de bons fluidos, que emana luz e força!
E quanto às pedras pensa só numa coisa;
Contra pedras de ignorância que são lançadas contra nós, temos nossos escudos e espadas de conhecimento e contra isso eles nada podem!

Beijos e muita luz!

Unknown disse...

Eddie, meus parabéns pela sua garra e coragem! Sendo quem você é, e fazendo esse trabalho tão especial, tão necessário e que é ao mesmo tempo uma grande dor de cabeça...
Eu imagino o que você passa. Eu me identifiquei muito com esses seus últimos posts. Também me senti "órfã" da Wicca quando percebi que o que restou da antiga religião estava minado pelo preconceito e envenenado pelo orgulho. E não sem pesar resolvi desistir dela e me denominar simplesmente pagã. Foi quando perrcebi que nós, do lado de cá, podemos nos unir e lutar para manter o que existe de puro e belo na religião do amor e da natureza, através do nosso exemplo de prática e de vida. E também me dei conta de que não somos só nós, wiccanos, que sofremos com isso. Creio que, de certa forma, todas as religiões entram em decadência devido à inveja, à sede de poder, dinheiro, status...Com a Wicca não é diferente, e assim será aonde quer que os seres humanos queiram se colocar no lugar da Divindade. Não seria perfeito, uma religião de amor e liberdade, aonde possamos cultuar os nossos deuses, quaisquer que sejam eles, manifestar o que sentimos? Agradecer à Natureza a vida que ela nos dá? Compreender as diferenças e as semelhanças entre homens e mulheres, e celebrar a dualidade que existe em todos nós?
Não, eu me recuso a abandonar a Wicca graças a um bando de babacas que acham que são deuses e donos da verdade. E que a "verdadeira" Wicca é um clubinho só deles aonde se entra com carteirinha. Por isso adoro você e o seu trabalho, pois me fazem sentir parte dessa família. E fico imensamente feliz ao ver que apesar de todas as diferenças entre nós, todos compartilhamos experiências, crenças, expectativas e realizações em comum.
Eddie, continue nos iluminando com as suas palavras e conte com a nossa força e energia para realizar essa sua tão bela missão. O mundo precisa de muito mais Eddies por aí!
Beijos e muita sorte no seu caminho!

Janete disse...

Bom dia Eddie!!!
Bem,eu ia comentar sobre o manifesto,mas senti que tudo já tinha sido dito,então resolvi agradecer:obrigada Eddie pelas pesquisas que faz e publica nas Wiccas,obrigada por dividir conosco o que as vozes te dizem,obrigada por trazer luz e conhecimento a quem não sabia onde procurá-los e obrigada até por eu discordar de vc às vezes,pois não existe nada como saber e entender que a diferença não nos afasta mas nos faz entender como o outro é importante para manter o equilíbrio e o bom senso.
Obrigada por tudo Eddie.

Janete

Lilly Rose disse...

Bom Dia Querida Eddie !!!
Em primeiro lugar Parabéns pelo Carinho e Atenção que tens para conosco, aliás esta é uma característica tua que de muito conheço !!!

E tuas respostas deixam bem clara tua postura como Wiccaniana consciente e muito competente no que fazes !!!

Amiga Querida, é por isso que tu tens o Sucesso que adquiristes, ele veio por mérito Teu !!! Admiro-te por demais !!!

A tua Espirituosidade e rapidez de Pensamento são incríveis !!! Isto sempre chamou-me a atenção em tuas Wiccas e Livros !!

O Gatinho têve seu Momento Máximo junto a tuas Carinhosas repostas aqui, ele com aquela metralhadora está impagável e dá o recado certo a quem merece !!!

E depois ele com os Cães Policiais, pela Grande Mãe, que Mensagem !!!! Adorei !!!

Tu és mesmo uma Pessoa Iluminada e Luzes assim , por certo incomodam aqueles que não possuem capacidade de chegar próximos a tal Brilho !!!

Querida Eddie!!!Um Abençoado FDS para ti e aos Teus !!!

Com Carinho e Aromas de Rosas...

Lilly Rose

Anônimo disse...

Eddie. Bom Gardner pode não ser o pai da WiCca, mais é o pai do termo o recriou o que seria a Bruxaria para os dias de hojes. Como você disse “eu li vários livros na época em que comecei os estudos que discordavam que Gardner era o pai da Wicca” bom acho que você leu os livros certos que só confirmavam os conceitos que você tinha [acho ate valido mais creio que vc deveria abrir mais sua mente.] Você deveria ler os livros do Proprio Gardner, afinal ele como precursor seria a melhor pessoa pra tirar essas duvidas que provavelmente lhe assolam.
- você diz: “Gardner também foi muito atacado na época por levar um conhecimento secreto a pessoas comuns... Irônico, não?” naquela época tudo era diferente de hoje, as leis que privavam as pessoas sobre as praticas pagãs digamos assim haviam acabado de ser abolidas [não entendi bem o que você quis dizer, mais você quis se comparar a Gardner?]
- você disz: “Também não concordo com você sobre a Wicca ser unicamente isso que você acabou de dizer. Seria muito limitado, você não acha? [PRA SER FRANCO NÃO, AFINAL JÁ HAVIA MENCIONADO] A Wicca, mais uma vez, segundo diversos autores e vários estudos, possui tantas vertentes, tantas correntes, tantas tradições diferenciadas que elas não poderiam ser contabilizadas. Sua liberdade leva a cada coven ser único, a cada bruxa ou bruxo ser único. [SOBRE ISSO QUE VOCÊ FALOU É ISSO, CADA VERTENTE, CADA LINHAGEM, CADA TRADIÇÃO ESTA BASEADA EM O QUE FOI A TRADIÇÃO VINDA DE GARDNER, TODAS ELAS NO FUNDO TEM UM FREME [MOLDE DE CERTA FOMA]GARDNERIANO.. IRONICO NÃO??]
- você diz: “Você quer MEEEEEESMO saber porque eu não troco o nome da revista? [SE EU FOSSE UMA PESSOA MAL EDUCADA, COISA QUE EU NÃO SOU... EU DIRIA QUE É PORQUE VOCÊ QUER FAZER MARKETING, MAIS LONGE DE MIM ISSO...]Porque eu acredito que a Wicca é isso!!![EU RESPEITO MUITO AS CRENÇAS DE OUTROS, RESPEITO MESMO... SÓ QUE O SEU ACREDITAR É DIFERENTE DO ACREDITAR DO OUTRO, DEVEMOS RESPEITAR OS OUTROS... EXISTEM PESSOAS QUE NÃO GOSTAM DE VER SUAS RELIGIÕES COMO UMA MODA DE MOMENTO, PORQUE FOI O QUE ACONTECEU, VEJO VARIOS ADOLESCENTE POR AI AFIRMANDO QUE SÃO WICCANOS, PORQUE LERAM EM UMA REVISTA COMO SER... TRADICIONALISMO - O QUE A WICCA É, UMA RELIGIÃO TRADICIONAL – NÃO SE COMPRA EM BANCAS, NEM EM LOGIAS DE DEPARTAMENTO.] Acredito que a Wicca é a liberdade de escolha, é poder estudar e conhecer tudo, do islamismo ao hinduísmo, do catolicismo ao budismo,[SOBRE ISSO EU ACHO QUE É MAIS ESCOLHAS E CURIOSIDADE, NÃO VEJO COMO WICCA] e todos os outros ismos que aparecerem. E acredito que nossa alma é ilimitada e viveu muitas vidas e por isso podemos nos identificar com um panteão ou com outro. [ISSO É ESCOLHA TAMBEM, NÃO WICCA... EU ACREDITO QUE NOSSAS ALMAS SIM SÃO ILIMITADAS, PRESAS NOS NOSSOS CORPOS NÃO... PENSE]

Anônimo disse...

"2 – As pessoas hoje só querem um pé pra brigar e como já dizia o ditado “o que deixa a boca torta é o vicio do Cachimbo” Você poderia simplesmente pegar o caminho da humildade e mudar o nome da revista [continuar falando sobe o que fala...] você poderia ate pensar “Se eu mudar o nome da revista, será me rebaixar ou fazer o que eles querem... (note que seria um pensamento um tanto orgulhos...)” note que se não fosse Gardner e nosso publicitario Alexander você não estaria escrevendo sobre WICCA [vale rever]"

Olha, Heitor, sinceramente, você está me subestimando. [NÃO SUBSTIMO AS PESSOAS, É UMA DAS POUCAS COISAS QUE FAÇO... TAMBEM NÃO ME LIMITO NEM ME CONCEITUO, ACREDITO QUE VOCÊ ESTA FAZENDO MUITO ISSO LIMITANDO-SE MUITO, CONCEITUANDO-SE MUITO... ESCREVA O QUE QUER ESCREVER... SE WICCA DA DINHEIRO E VOCÊ ESCREVE PRA SOBREVIVER, SOBREVIVA!!! ISSO É A LEI DA SELVA.] Procuro o que ninguém procura, comecei lendo autores muito mais raros que Gardner e o doido do Crowley, e estaria fazendo exatamente a mesma coisa se não fossem eles. [BOM, PARECE QUE VOCÊ ACHA SEMPRE O QUE PROCURA NÉ? VOCÊ ACEITA DESAFIOS... ESCREVA UM ENSAIO SOBRE A TRADIÇÃO 1734 OU A TRADIÇÃO GEORGINA... SERIA INTERESSANTE LER...] Quanto a mudar o nome da revista, eu até que poderia mudar. Nós também poderíamos fazer muitas outra concessões. Como na Segunda Guerra! “Vamos cadastrar os judeus. Agora, vamos enfileirá-los. Agora, vamos levá-los para um passeio de trem. Calma que nós sabemos o que estamos fazendo, é pro seu bem. Agora, vamos tomar banho!” O que você está me pedindo não é uma questão de humildade. É uma questão de abrir mão do que se acredita. É o mesmo que me dizer, “Puxa, Eddie, por que você não muda de religião?” Claro![QUAL SUA RELIGIÃO MESMO?] Porque tem meia dúzia incomodada, por uma questão de humildade, eu deveria mudar de fé! Você tem realmente noção do que está me pedindo? Já imaginou como se sentiria se alguém pedisse o mesmo pra você? Então, não, eu não vou mudar o nome da revista porque tem gente que se incomoda. Eu acredito que a Wicca é a liberdade e a união de todas as fés de construção.[VEJO UM GRANDE EQUIVOCO JÁ NESSA ALTURA, A WICCA “E ISSO É O QUE TODOS OS AUTORES FALAM RSRSRS” NÃO É A LIBERDADE E A UNIÃO DE TODAS AS FÉS... CHAME UM EVANGELICO PRA FAZER FEITIÇOS AO LUAR...] não vou mudar de crença porque um bando de equivocados está insatisfeito. [EQUIVACADOS E INSATISFEITOS??? QUE SATISFAÇÃO VOCÊ ESTA DANDO PRA ELES? EQUIVOCADOS PORQUE ELES ESTUDARAM A VIDA TODA AQUILO QUE GARD. TENTOU TRANSMITIR..??]Tem gente que merece estar insatisfeita e talvez seja uma questão de humildade delas mudarem de postura. Que tal você mudar de postura?[QUE TAL VOCÊ MUDAR DE POSTURA?? PERGUNTAR É FACIL, SUGESTIONAR É FACIL... COMO FICA NA PRATICA?? COMO DIZ UM AMIGO MEU - QUE NÃO É UM AUTOR DE LIVROS...-TAPA COM MÃO DE VELUDO É UMA FORMA DE MARKETING...]

"3 – Reinvente, renove, mude... acho que isso é uma das leis do universo.. o mundo esta em constante mudanças. Porque você não faz um teste? Caso não de certo volte a escrever a wicca.
Por fim, é isso..."

Eu mudo o tempo todo. [MUDA MESMO, OU VOCÊ É SEMPRE A MESMA PESSOA QUE SONHA MUDAR???]Nenhuma Wicca é igual a outra. [REALMENTE, AS IMAGENS, AS BORDAS.... SÓ OS TEXTOS QUE SE REPETEM – APROVEITANDO O ENSEJO ESSE COMENTARIO FOI O MEU AMIGO QUE MENCIONEI A CIMA QUE CITOU.] Mas acho tão válido o seu conselho que vou dá-lo a você: Mude! Renove! Reinvente! Já pensou no que você pode estar perdendo preso aí no seu ponto de vista. [LEGAL SEU CONCELHO VOU PROCURAR SEGUILO, VOU DAR OUTRO PRA VOCÊ – CASO VOCÊ DEVOLVA ELE, IREI TI FALAR QUEM ME DEU. “Mude! Renove! Reinvente! Já pensou no que você pode estar perdendo presA aí no seu ponto de vista.”]Você parece ter certeza absoluta de estar totalmente certo e eu totalmente errada.[E VICE E VERSA... CONCEITOS... ] Repense sua posição. [QUER QUE EU COMENTE???] Você pode se surpreender consigo mesmo, pois vejo aí potencial pra você ser muito mais se se livrar das amarras da limitação. [ESSAS SERAM AS FRASES QUE IREI FECHAR.. POIS SE INCAXAM..]

Anônimo disse...

"Obs.: Não sou de ler suas revistas... já fui... mais só as primeiras 5 [depois achei que ficou forçado, repetitivo... também não sou Wiccano [mais conheço um pouco da wica ^^]
Pra ser franco, acho que a wicca não precisa ser defendida [e esse não é meu intuito postando isso aqui] a wicca se alto defende.
Achei interessante o que você escreveu, um amigo me passou o link e vim aqui conferir...
desculpa qualque frase que possa vir lhe ofender ou que pareça agressivo ao seu ver. Tudo de bom pra ti."

Se você não lê as revistas, que já têm sete anos, se só leu as primeiras, se nunca mais leu nada meu, não está em posição de um julgamento claro.[NÃO SOU A MELHOR PESSOA PRA LHE JULGAR MESMO, NEM SE QUER NOTEI SE FIZ ISSO... SEMPRE ACRESDITE QUE NINGUEM É CAPAZ DE JULGAR NINGUE – FALAR SIM, AFINAL, “TODOS FALAM DOS OUTROS” VOCÊ DEVE SE JULGAR, SO VOCÊ É DONA DE SEU DESTINO...EU NÃO POSSO JULGAR VOCÊ, MAIS VOCÊ PODE SE JULGAR... PENSE NISSO] Eu também não achava que a Wicca precisava ser defendida, mas como eu disse, mudei de idéia. [MAIS NO CASO, EU NÃO ACHO MESMO... TENHO CERTEZA, VOCÊ “PODERIA” PEDER TEMPO FANDO OUTRAS COISAS...]Agora, vou defendê-la, sim, porque acho que ela MERECE ser defendida. Não se preocupe, não me ofendi. Poucas coisas me ofendem hoje em dia. Mas muitas ainda me espantam.
 POR FIM, E PRA ILUSTRAR EU NEM IA RESPONDER... MAIS FUI FORÇADO DE CERTA FORMA, MAIS GOSTEI TAMBEM...
“Muitas ainda me espantam. Você pode se surpreender CONSIGO MESMA, pois vejo aí potencial pra você ser muito mais se se livrar das amarras da limitação E AUTO CONCEITUAÇÃO.”
 NÃO VEJO OS COMENTARIOS QUE FIZ COMO COISAS POLEMICAS... TALVEZ AO SEU VER... MANDEI O TEXTO PRA OUTRAS PESSOAS LEREM [ INCLUSIVE LEITORES SEUS... E ELES ME FALARAM QUE ESTAVA LIGHT..]

No mais é isso. Fica bem minha querida.

Heitor Silva.

Anônimo disse...

CONTINUO NÃO DEFENDENDO A WICCA, ELA SE ALTO DEFENDE...

betoquintas disse...

muito bem, vamos tentar novamente.
eu gostei da sua resposta. ponto.
mas não concordo com as suas pretensões. ponto.
no que me consta, a sra e as pessoas que lançaram o "manifesto" são farinha do mesmo saco. são farsantes, vigaristas que estão se aproveitando de uma religião para seus propósitos espúrios.
o fato (que é omitido pela sra e por essa gente) é que a Wica, como toda religião, tem suas características e princípios. o que a sra e essa gente professsa pode ser qualquer outra coisa, mas não Wica.

Eddie disse...

Oi, Beto! Me perdoe por não compreender seu texto! Ele foi tão claro! Tão elucidativo! Como foi possível não compreendê-lo? Afinal, nenhuma chance de você não saber escrever. Você deve ser um grande escritor, com muitos livros publicados, um grande orador que é sempre entendido... Foi mal!... Mas a resposta é a mesma. É um país livre e você pode pensar o que quiser. Até porque a verdade não vai mudar só porque você está equivocado (porque está. Nossa! Como está!!!...).

Eddie disse...

Oi, Heitor... Bem, você não parece muito disposto a mudar de idéia sobre qualquer coisa, então vou concordar com tudo... Sim, é verdade, estou milionária com a Wicca! Não mudo o nome por causa disso! Inclusive, estou encomendando agora uma Ferrari linda pra substituir meu atual Metrô! E as centenas de outros trabalhos que eu faço como tradutora e jornalista são todos voluntários, não aceito receber por nenhum deles! Assim, posso depender unicamente da Wicca, como um bando de idiotas acredita.

Sim, Gardner foi o Escolhido, sem ele, ninguém, jamais, nunca, em toda a extensão do Universo, teria pensado a mesma coisa, porque a Divindade é muito limitada! Se não for o Escolhido, ela não fala com mais ninguém! Você tem toda razão! Que ousadia a minha pensar que a Divindade fala com todos os que aceitam falar com ela!!! Inclusive, acho que você deveria trocar de lugar com a Divindade, pois acho que ela está fazendo tudo errado! Você com certeza saberia melhor como agir com toda sua sabedoria e humildade. E pode deixar, eu vou pensar sobre suas palavras iluminadas e mudar! De repente, amanhã mesmo já me inscrevo numa associação e entro na forminha limitada pra ficar igualzinha a você. Não será ótimo? Sabe, isso me lembra um filme de alienígenas onde as pessoas viravam melancias! As que não viravam, eram perseguidas pelas que tinham virado! E tinha aquele outro em que as pessoas viravam marshmallow! Passava no SBT... Não sei porque me lembrei disso agora...
Enfim, não fique chateado comigo, nem com essa história toda. No final, quem sabe essas estradas diferentes não levam ao mesmo ponto? Por exemplo, qualquer imbecil sabe que evangélicos fazem feitiço o tempo todo, só que o fazem em nome de Jesus (é só pesquisar um pouquinho, mas você com certeza já deve ter feito isso e só pareceu ignorante no assunto para me testar! Você é tão esperto!!!). Os católicos também fazem magia, exatamente como os pagãos faziam quando o Cristianismo dominou... Mas isso todo mundo sabe! Mas você tem razão! Por que a Wicca deveria ser aberta, livre e aceitar todos quando é tão mais sábio e belo excluir, e praticar o sagrado direito à intolerância e separatismo? A Wicca que você fala é tããão mais próxima da Divindade, não é mesmo? Mas sigamos nossos caminhos. O importante é curtir a viagem e aprender com os companheiros de bordo. Ah, e você não deveria se fiar na cabeça dos outros... Se ler as Wiccas (e não pedir pra outro ler e lhe dizer o que achou), verá que o texto muito raramente se repete. Mas é claro, você não deve ter mais nada a aprender com meu pobre trabalho, ou com qualquer outro autor que pense diferente... Faz o seguinte, eia Gardner de novo(que eu também já li...). Ele mostrará o caminho! Aleluiah! Mas lembre-se ao menos disso:

Não existe nada mais perigoso do que o leitor de um livro só. Fui!

Nanael Soubaim disse...

Quanta retórica! Quanta raiva!Quanto nada!
Hirê, amiga Eddie. Só hoje tive tempo para falar da postagem, mas confesso que as manifestações supérfulas do farisaismo contemporâneo me preocupam. Deveríamos estar ao menos um degrau acima, mas percebo que a próxima era glacial vai nos pegar de calças curtas. Eu, que não tenho títulos na Terra, terei que estar em forma para trabalhar dobrado quando ela vier, pois está atrasada e virá com vontade.
No mais para o momento, aguardo novidade e o próximo número da Wicca.

De teu amigo Nanael Soubaim.

#Mau#Kun# disse...

Heitor diz"BOM, PARECE QUE VOCÊ ACHA SEMPRE O QUE PROCURA NÉ? VOCÊ ACEITA DESAFIOS... ESCREVA UM ENSAIO SOBRE A TRADIÇÃO 1734 OU A TRADIÇÃO GEORGINA... SERIA INTERESSANTE LER...]"

shauhsauhs ri litros, agora faz um quatro com a perna e encosta a ponta da lingua no nariz XD ~~~~


BETO DIZ:

"Farsantes, vigaristas que estão se aproveitando de uma religião para seus propósitos espúrios.
o fato (que é omitido pela sra e por essa gente)"

Senhora? ele é mais velho que a Eddie XD~~ Senhorita ! Lol
-

Gostei dessa que o Gardner é a Buffy XD~~ por nada o cara paga pau pro Crowley tbn ,e viva a sociedade alternativa.

EU TBN NUM tinha entendido o que o beto quis dizer naquele outro post nao sabia de quem ele tava falando, pq ele deixava os sujeitos totalmente indefinidos XD~~

ai meu deus eu erro português digitando aqui mas é AUTO DEFENDE nao ALTO DEFENDE.

Sei lá não to falando sobre o assunto central aqui, porque a Eddie já disse o suficiente.

=D

Thiago Nobre disse...

Eu to dizendo, Essa mulher tem classe! heheheh

Eddiana Jones, chicote neles!

betoquintas disse...

eu devolvo a gentileza.
Afinal, nenhuma chance de você não saber ler, interpretar e compreender um texto.
a verdade não vai mudar só porque você está convencida.
o que vc faz é um produto comercial disfarçado de magia, usando o nome de uma religião. se há alguma divindade em sua espiritualidade/estelionato esotérico essa se chama fama, fortuna e dinheiro patrocinado por um bando de otários.

Eddie disse...

Bom, o Heitor é um bobão, não tenho mais porque falar com ele. Mas calma Beto! Pra alguém que já passou dos 40, você tá verde de inveja! Controle essa energia e tente fazer algo construtivo, ou seu mundo vai ficar muito feio!

Anônimo disse...

Cara Eddie,
ja que você não pode responder poque nao tem mais o que falar. rsrsrs
coloquei no todo os clãs pras pessoas que são e que continuara lhe lendo verem que você se limitou... continuou com sua mente fechada.
http://todososclans.blogspot.com/2009/10/faz-tempo-que-nao-posto.html
tem ate uma opição que da d fazer pdf rsrs
Adoro. rs

menina-pássaro disse...

haa eu comentando denovo, mas já que começei vamos lá, vou deixar meu comentariosinho etimologico...
como sabem etimologia é o estudo do significado das palavras

e de acordo com meus estudos a definição mais exata para wicca
é a do anglo saxão antigo

Wicce-craeft que se traduz

ARTE DOS SABIOS

e etimologicamente falando...

acho que sabedoria , muito menos a Arte são veias limitaveis...

Novas correntes vão surgir com toda a certeza!

Novas ramificação e nem porisso não podem ser chamadas de wicca

PORQUE, wicca é a arte dos sabios.

Se alguma dessas ramificações não agradam acho que essas pessoas devem respeitar.

ADORO suas wiccas Eddie, e sinceramente alguns livros do Gardner me soam muito distantes da minha visão de wicca, distantes, confusos, massantes e algumas coisas não se adaptam ao nosso cotidiano seculo XXI

Mas enfim... cada um no seu quadrado ou redondo ...

Vamos ser sabios e respeitar a Arte dos outros...


Pq a Arte é assim, incompreensivel... cada um gosta ou não gosta...

Mas gostar e não gostar é diferente de jogar pedra, o que definitivamente não é sabio, nem artistico, é recalque ocioso e esse tipo de gente nunca ganha o oscar ou tem seus nomes nos creditos... o oscar sempre vai pra mocinha inantilgivel que continua levantando a espada, e seguindo sem caminho ao inves de colocar obstaculos nos dos outros...aplausos pra ti e teu grande espirito!

Jaya Ahow

Beijos Artisticos nobres

Helder disse...

Beto,

Eu aceito toda a discussão sobre Wicca, só não aceito que se esqueça de usar letra maiúscula depois do ponto final.

Isso já é demais!!!

Se Gardner fosse português, estaria revirando no túmulo ao ler uma coisa dessas.

E como diria uma grande filósofa grega e cabeluda chamada Confúcia - autora de pergaminhos que venderam milhares de cópias na Grécia Antiga - "Não ensine porcos a cantar, pois você perde o seu tempo e ainda enche o saco do porco".

Um grande beijo Eddie.

Helder.

Eddie disse...

Oi, gente! Foi ótimo remexer nessa fogueira e ver fagulhas voando pra tudo que é lado! Meu lado Vanna faz essas coisas de vez em quando... Só pra esclarecer, TODOS os comentários são publicados. Não sei do que o maluco do Heitor tá falando, tudo o que ele mandou foi publicado. Vale lembrar que eu também TRABALHO e nem sempre estou na Internet. Não estava nem em casa nesses dias! Mas tudo bem, o sujeito não conseguiu entender o sarcarmo, não conseguiu entender a referência a filmes pops da década de 80, não conseguiu nem entender o que eu quis dizer com a comparação... É como o Helder disse... Não tente ensinar um porco a cantar. Você vai perder o seu tempo e irritar o porco.
E, fala sério! Meu público é inteligente! Eu nunca precisei explicar piada pra leitor meu! Em compensação, o que eu já tive que explicar de piadas pro povo da oposição. Das duas uma: ou eles ficam mais inteligentes, ou terão que desenvolver um senso de humor. Como ambos dão certo trabalho, acho que nenhum dos dois vai rolar. Mas sou brasileira e não desisto nunca! Um dia faço esse povo entender uma piada!!!!

P.S.: Não é à toa que não gostam dos meus livros...