domingo, 25 de agosto de 2019

QUEM MATOU FERNANDA YOUNG?

Eu não cheguei a acompanhar de perto o trabalho da escritora Fernanda Young, mas Renato e eu não perdíamos um episódio de Os Normais e Os Aspones. No auge dos Normais, um vizinho bateu na nossa porta para falar alguma coisa e disse "Vocês já notaram como vocês se parecem com aquele casal dos Normais?! São iguaizinhos!" Eu não achei, mas na mesma semana, um amigo nos interrompeu numa conversa animada dizendo: "Rui. Vani. Vocês podem parar de falar um minuto?"
E a partir daí outras pessoas viram a semelhança, não na aparência, mas no comportamento, o que só me encheu de alegria, pois eu amo o que o Rui e a Vani têm.


E hoje eu soube que a autora dessas duas séries maravilhosas nos deixou. Jovem, tão jovem, e tão de repente, que eu fiquei perdida. Como assim?? Acidente? Assassinato? O que aconteceu???
Aparentemente, o coração dela não aguentou um ataque de asma. E quando vi um dos últimos posts dela em seu último dia, a verdade me atingiu como um raio. Um raio muito triste. Ela estava claramente revoltada. Com a política, com as acusações, com o mundo, com ataques pela internet. Ela admite um cansaço. Então, o que será que matou Fernanda? Trabalho demais? Desgosto com os rumos que o país está tomando? Trolls na internet que acreditam estar falando em nome de Jesus?
Não sei. Mas fica o meu pesar. É um talento que morre, e me sinto roubada, privada, porque eu acredito que o mundo merecia mais uns 50 anos de Fernanda Young. Infelizmente, o Universo decidiu que Fernanda não merecia mais 50 anos com este mundo... Que ela seja recebida com aplausos e minha gratidão pelos risos e diversão que seus textos nos proporcionaram se transformem em uma mansão com lindos jardins. E que ela seja recebida pela cachorra que ela perdeu há muito tempo e cuja carteira de vacinação ela encontrou sem querer em um programa. O tempo que ela ficou olhando para a carteira mostrou que o amor era grande. Que sejam reunidas agora.
E que os anjos consolem a família. E que Deus perdoe as pessoas que a atacaram nas redes. Cada uma delas tem um pouquinho mais de karma pra pagar agora...



Pra quem não sabe do post que ela fez e que inspirou esse texto, aí vai ele:

"As pessoas me acham maluca, mas estou observando tudo - de dentro e de fora. Pensam que não percebo as suas falcatruas, mas ser gentil não significa ser otária! Trabalho feito uma vaca, pago essas merdas desses impostos, não vejo uso para eles, escuto que mamo em tetas do governo; divirto as pessoas, ofereço poesia, e lido com ignorâncias proferidas por um bando de escroto que mete Deus nos seus discursos hipócritas. Deito e levanto cansada porque nunca peguei um centavo de ninguém e tudo o que tenho é fruto de TRABALHO. Não herdei, não ganhei, nem sou sustentada! Tenho 4 filhos que estão aprendendo a serem éticos e livres. E o que ouço? É louca! O que vejo? A nossa cultura material e imaterial, a nossa língua, a nossa fauna, flora, sendo esganiçada, sacaneada, por ogros maléficos. Estamos virando uma gente porcaria, afinal “piorar é mais fácil”! E fica tão claro o oportunismo das ratazanas sorrateiras, que veem na “loucura do criador”, achando-nos dispersos, irresponsáveis, ricos, nesgas para sermos passados para trás! Comigo, não! Não! Sei reconhecer um lápis meu em meio a um milhão! Não estive “calada nos últimos 14 anos”, não aceito desaforo! Sou uma mulher de 50 anos que sonhou alto e realizou muito. E estou longe de encerrar a minha jornada nessa orbe! Aos que se interessam: bom proveito. Para os outros: estou pouco me lixando!"

Vá em paz, Fernanda. E obrigada.

Nenhum comentário: