quarta-feira, 6 de maio de 2015

CURSO DE AUTO PUBLICAÇÃO NO RIO

Atenção, amantes das histórias em todas as suas roupagens! O amigo Esse Lobo​ virá diretamente de Porto Alegre para dar um super curso para quem quer apostar na auto publicação! Aproveite! O cara manja dos paranauês!

Oficina de autopublicação de quadrinhos, arte e literatura
R$ 400,00
Produto esgotado. Clique aqui para ser avisado
quando o produto estiver disponível.
16 e 17 de maio, sábado e domingo, totalizando 12 horas.
Sábado das 13 às 20 horas.
Domingo das 13 às 20 horas.

O valor pode ser divido em parcelas.

Local da oficina:
Estúdio/loja da Revista Beleléu
Rua da Constituição, 64 / 101
Centro, Rio de Janeiro



A autopublicação em quadrinhos no Brasil é uma realidade. Muitos autores, com perfil empreendedor, já arregaçam as mangas e atravessam todas as etapas de produção de um livro, desde o roteiro até a venda para público final. Esse cenário se tornou possível com novidades como softwares livres para edição, diagramação e tratamento de imagem, e o surgimento de tecnologias para impressão de baixas tiragens a um preço acessível. A internet aproximou pessoas com interesses comuns, conectando autor e público; os blogs facilitaram a publicação de conteúdo online e, a cada dia, o livro digital aumenta sua participação no mercado. Chegou a hora de você tirar aquele projeto da gaveta e mostrá-lo ao mundo.

Programa
São necessárias muitas competências diferentes para se publicar um livro, sendo as principais: edição, produção editorial, design gráfico, produção gráfica e marketing. A oficina AUTOPUBLICAÇÃO EM QUADRINHOS mostra em detalhes todas as funções e dá dicas, truques e manhas para lidar com cada uma delas. Também mostra como funciona o mercado tradicional de vendas de livros em livrarias e analisa cases de quadrinistas que tiveram sucesso na autopublicação e no mercado tradicional.




Os assuntos abordados na oficina são:

- Compreendendo o mercado editorial
- Estratégias de sobrevivência
- Criando as próprias oportunidades
- Sistemas de distribuição
- Revista, livro e blog: suportes para o conteúdo
- Análise de originais
- Registro de originais
- Como conceituar a sua publicação
- Dissecando a estrutura do livro
- Produção editorial
- Metodologia de trabalho
- ISBN e ISSN
- Direção de arte
- Pensando a capa como merchandising
- Estrutura do miolo
- Merchandising e Marketing
- Produção gráfica
- Papéis de capa e miolo
- Aproveitamento de papel
- Impressão offset
- Impressão laser
- Cores, escala CMYK, escala Pantone
- Orçamento de gráfica
- Precificação do livro


Quem é Lobo?


S. Lobo começou a carreira em 1991, como estagiário na Bienal de Quadrinhos do Rio de Janeiro. Após se formar em Publicidade, trabalhou por vários anos como diretor de arte. Em 1999, ganhou o primeiro lugar do Salão Carioca do Humor, com o quadrinho "Bingulu, o Homem mais Engraçado do Mundo", do qual também fez o roteiro. Em 2003, fundou a revista de bolso Mosh!, que teve 12 edições e conquistou quatro prêmios HQ MIX. Comandou as editoras Desiderata e Barba Negra e foi diretor de duas edições do Rio Comicon (2010 e 2011). Publicou em francês o quadrinho "Copacabana", com desenhos de Odyr Bernardi. Atualmente, é um dos responsáveis pela web-série "Quadrinho para Barbados", dirigida ao público adulto.

Nenhum comentário: